domingo, 19 de agosto de 2007

Conteúdos - Para que? Por que?

Na visão construtivista os alunos lançam mão dos conteúdos como ferramentas de interpretação da realidade em estudo. Desta forma, os conteúdos e informações organizam-se em novas redes ou grades progamáticas em função das relações descobertas pelo pensamento individual e pensamento coletivo.
Já na visão não construtivista a ênfase é dada à linguagem, os alunos recebem uma realidade já interpretada, geralmente distante da sua e, portanto, descontextualizada, mediante transmissão. Nesta perspectiva há a crença de que um conhecimento construído, e já formalizado por outros, é passível de ser entendido desde que transmitido de forma gradual, numa sequência linear que vai do mais simples ao mais complexo, sendo que o "mais simples" sempre é pré-requisito para o que segue.

Um comentário:

NTE Brusque disse...

Oi Dulce,

Portanto no desenvolvimento de um PA os conteúdos são desenvolvidos após curiosidades e/ou instigações realizadas pelos alunos a partir da sua realidade, tornando-se assim mais significativos e atraentes para os alunos.
O conheciamento passa a ser construídos por alunos através da mediação e não mais pela transmissão do professor.
Continue realizando as demais atividades propostas à distância a fim de encerrarmos este curso com sucesso.

Um abraço!